Atividades


ATIVIDADE COM A MÚSICA "AQUARELA BRASILEIRA"

Aquarela Brasileira
Interprete: Martinho da Vila
(Composição de Silas de Oliveira)

Vejam essa maravilha de cenário:
É um episódio relicário,
Que o artista, num sonho genial
Escolheu para este carnaval.
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela.
Caminhando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais.
No Pará, a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó.
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais.
Estava no Ceará, terra de irapuã,
De Iracema e Tupã
E fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Bahia...
Bahia de Castro Alves, do acarajé,
Das noites de magia do Candomblé.
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu.
Brasília tem o seu destaque
Na arte, na beleza, arquitetura.
Feitiço de garoa pela serra!
São Paulo engrandece a nossa terra!
Do leste, por todo o Centro-Oeste,
Tudo é belo e tem lindo matiz.
No Rio dos sambas e batucadas,
Dos malandros e mulatas
De requebros febris.
Brasil, essas nossas verdes matas,
Cachoeiras e cascatas de colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emoldura em aquarela o meu Brasil.
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE
1º PASSO:
Peça que os alunos façam uma leitura silenciosa da letra da música, para que possam entender a letra.
2º PASSO:
Coloque a música para que os alunos possam cantar a música.
3º PASSO: 
Apresentem o vídeo com a música e as imagens para que os alunos entendam ainda melhor o que o compositor quis mostrar com a música sobre o nosso país. (ver vídeo na página de vídeos).
4º PASSO:
Pedir que os alunos comentem sobre o que o compositor da letra quis falar sobre o nosso país. Nesta fase comente com os alunos qual a diferença entre um compositor e um interprete de uma música.
5º PASSO:
Atividade escrita.

ATIVIDADE
1. ANALISE DA LETRA DA MÚSICA"AQUARELA BRASILEIRA"
a. O que o Brasil para o compositor?
b. Qual a dimensão do espaço brasileiro para o compositor?
c. O que o compositor quis caracterizar no Brasil através da música?
d.Pesquise as palavras sublinhadas na letra da música.
e. Pesquise a biografia do compositor e do interprete da música.
f. Cite as festas populares comentadas na letra da música.
2. TRABALHANDO COM O MAPA DO BRASIL

a. Pinte no mapa os estados citados na letra da música.

b. Identifique a quais regiões pertencem os estados citados na letra da música.

c. Dos estados citados na letra da música, algum faz parte da região em que você vive? Qual (is)?

d. O que o compositor fala na letra da música referente a região em que você vive?



ATIVIDADE COM A MÚSICA: "Todo Dia Era Dia De Índio"
Cantora:  Daniela Mercury

Curumim chama cunhatã que eu vou contar
Curumim chama cunhatã que eu vou contar
Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Curumim, cunhatã
Cunhatã, curumim
Antes que os homens aqui chegassem as terras brasileiras
Eram habitadas e amadas por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da terra brasilis
Pois todo dia,  era dia de índio
Todo dia, era dia de índio
Mas agora eles só têm, o dia dezenove de abril
Mas agora eles só têm, o dia dezenove de abril
Amantes da  natureza
Eles são  incapazes com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio,  e o mar
Preservando o equilíbrio ecológico
Entre a  terra, fauna e flora
Pois em sua glória, o índio.
É o exemplo  puro e perfeito,
Próximo da harmonia da fraternidade
E da alegria,
Da alegria de viver
Da alegria de viver
E no entanto hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça
Que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia, toda hora, era dia de índio
Todo dia, toda hora, era dia de índio

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE
1º PASSO:
Peça que os alunos façam uma leitura silenciosa da letra da música, para que possam entender a letra.
2º PASSO:
Coloque a música para que os alunos possam cantar a música.
3º PASSO: 
Apresentem o vídeo com a música e as imagens para que os alunos entendam ainda melhor o que o compositor quis mostrar com a música sobre os povo indígenas brasileiros. (ver vídeo na página de vídeos).
4º PASSO:
Pedir que os alunos comentem sobre o que o compositor da letra quis falar sobre o nosso indígenas.
5º PASSO:
Atividade oral com temas diversificados em grupos.

TEMAS

Pesquisar sobre o vocabulário indígena contido na letra da canção analisada na sala de aula.
Pesquisar outras expressões ou nomes de origem indígenas que são utilizadas em nossa vida cotidiana.
Hábitos alimentares indígenas e os introduzidos em nossa sociedade.
Montar a biografia do compositor e/ou do interprete da música
Ilustrar através de desenhos ou recortes de revistas as idéias contidas na letra da música;
O papel da FUNAI na proteção ao índio
Hábitos alimentares indígenas e os introduzidos em nossa sociedade.
Produzir textos em primeira pessoa, falando de suas impressões sobre o modo de vida das comunidades indígenas no passado e dos dias atuais.
Pesquisar sobre os artesanatos, objetos que representem valores da cultura indígena (cestos, redes, utensílios de argila, bijuterias ...)
OBS: Todos os grupos deverão apresentar em data marcada através de slides.

2 comentários: